O espectro de Brocken ou espectro da montanha é uma enorme sombra de um observador, lançada sobre as nuvens, oposta ao Sol. O fenômeno pode aparecer até mesmo com aviões.
O nome deriva do Brocken, o pico mais alto da cordilheira Harz, na Alemanha. Como o pico está acima do nível das nuvens e é uma área frequentemente enevoada, condições propícias à formação do espectro sobre uma camada de nuvens são comuns.
Ela aparece quando o Sol brilha por trás de um observador que está em um cume ou em algum lugar com neblina ou nevoeiro. A sombra do observador é projetada através da névoa, muitas vezes com uma forma estranha triangular. A ampliação aparente de tamanho da sombra é uma ilusão de óptica. A sombra pode às vezes se mover por causa do movimento da camada de nuvens ou das variações na densidade da nuvem.
A cabeça do observador é muitas vezes cercada por um brilhante halo (glória), em forma de anéis de luzes coloridas que aparecem diretamente opostas ao Sol
quando a luz solar é refletida por uma nuvem de gotículas de tamanho uniforme de água. O efeito é causado pela difração da luz visível.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes:
http://www.atoptics.co.uk/droplets/globrock.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Brocken_spectre
http://en.wikipedia.org/wiki/Glory_(optical_phenomenon)
http://super.abril.com.br/ciencia/espectro-brocken-438805.shtml
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.