Página inicial > Frentes > Frente estacionária

 

Frente estacionária é um tipo de frente que resulta quando uma frente fria ou quente deixa de se mover. Quando volta a se mover, a frente volta a ser denominada fria ou quente.

 

Normalmente há uma mudança de temperatura ou de direção de vento que se nota de um lado para o outro. Ciclones migrando ao longo de uma frente estacionária podem despejar grandes quantidades de precipitação, resultando em inundações significativas ao longo da frente.

 

Se ambas as massas de ar ao longo de uma frente estacionária são secas, pode existir céu limpo sem precipitação. Quando há ar úmido e quente que se eleva sobre o ar frio, nebulosidade com precipitações leves podem cobrir uma vasta área.

Uma frente estacionária é representada simbolicamente como aparece na figura abaixo, através de uma linha sólida, com triângulos azuis que apontam para o ar quente e semicírculos vermelhos que apontam para o ar frio.

 

Simbologia de uma frente estacionária.
Simbologia de uma frente estacionária.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Fontes:

 

http://ww2010.atmos.uiuc.edu/(Gh)/guides/mtr/af/frnts/sfdef.rxml

 

 

AMBRIZZI, T.; PEZZA, A. B. Cold waves and the propagation of extratropical cyclones and anticyclones in South America: A synoptic-climatological overview. Revista Geofísica, v. 51, p. 45-67, 1999.

 

ANDRADE, K. M.; CAVALCANTI, I. F. A. Climatologia dos sistemas frontais e padrões de comportamento para o verão na América do Sul. In: Congresso Brasileiro de Meteorologia. 2004.

 

CAVALCANTI, I. F.; KOUSKY, V. E. Configuração de anomalias associadas à propagação de sistemas sinóticos sobre a América do Sul. In: Congresso Brasileiro de Meteorologia, IX, Anais... Campos do Jordão, SP. 1996. p. 1331-1332.

 

FORTUNE, M. A.; KOUSKY, V. E. Two severe freezes in Brazil: Precursors and synoptic evolution. Monthly weather review, v. 111, n. 1, p. 181-196, 1983.

 

HOLTON, J. R. An introduction to dynamic meteorology. Academic Press, 2004.

 

KOUSKY, V. E. Atmospheric circulation changes associated with rainfall anomalies over tropical Brazil. Monthly Weather Review, v. 113, n. 11, p. 1951-1957, 1985.

 

OLIVEIRA, A. S. Interação entre sistemas frontais na América do Sul e a convecção da Amazônia. Dissertação (Mestrado em Meteorologia). INPE, 1986.

 

RETALLACK, B. J. Notas de treinamento para a formação do pessoal meteorológico classe IV. Brasília: DNMET/MMA, 1977.

 

VAREJÃO-SILVA, M. A. Meteorologia e climatologia. Brasília: INMET, 2000.

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------



Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.